LINHA DE OXOSSÍ



Olá irmãos,

Que a paz de Oxalá esteja com todos

Aproveitando esse clima gostária de falar um pouco do que conheço como a linha de Oxossí, todos sabemos que a existem Baianos, Exus, Cosminhos (normalmente indiozinhos) que vibram na linha de Oxossí, mas sabemos que "Todo Caboclo é de Oxossí", essa afirmação é porque esta linha é apadrinhada deste Orixá, mas temos caboclos que vibram para Ogum ( Caboclo Araribóia, Ubirajara...), que vibram para Xângo ( Caboclo Sete-Pedreiras, Cachoeira... ), que vibram para Oxalá ( Caboclo Pena-Branca, Aymoré... ), que vibram para Cosme e Damião ( Caboclinho da Mata, Tupizinho...), que vibram para Obaluaye ( Caboclo Arranca-Toco, Araúna...) e na linha de Iemanjá ( Cabocla Estrela do Mar, Indaiá...).
A Linha dos Caboclos é dividida em três partes os Caboclos Guerreiros, Caciques e Pajés, esta divisão independe do Orixá que a entidade é comandado é apenas uma forma de se apresentar,

*Os Caboclos Guerreiros, se apresentam normalmente atirando sua flechas, sua incorporação é rápida, ligeira com brados mais longos e costumam usar uma fita na cabeça, São aqueles caboclos que foram os guardas das tribos, São muito valentes e rápidos em seus trabalhos.

* Os Caciques, foram índios que tiveram sua ultima encarnação como chefes das tribos que viveram, Sui incorporação é mais arreiada no chão, com brados mais fortes e roucos são mais velhos dançam menos que os Pajés e Guerreiros a percepção de um cacique é fácil pois usam penachos e cocares.

* Os Pajés, conhecidos também como curandeiros é mais raro de se ver são mais ligados a cura física e espiritual, São mais mansos em sua incorporações quase não bradam preferem baixar fazendo suas rezas mesmo em voz alta, teem uma dança diferente dos outros caboclos sua fala é mais mansa e mais complicada, são grandes alquimistas apresentam-se normalmente com fitas trançadas e largas na cabeça e com seus cajados.


Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'. 

--> Pai Léo Del Pezzo

"Que a Divina esteja entre nós " http://cabanadopaijoao.blogspot.com